BIOMASSA no Painel Meteorológico serve para mapear o desenvolvimento vegetativo da cobertura vegetal ou cultura por meio da captação de informações através de imagens de satélites para amostra analisada em uma Coordenada: longitude: X latitude: Y clicada no mapa

 Biomassa no Painel Meteorológico apresenta a informação por meio dos seguintes gráficos: Integração da Normal da Biomassa média com histórico do último ano; Biomassa por dia do último ano; Normal da Biomassa por dia do ano e Variação da Biomassa por dia do ano de todos os anos da Normal.
Variação da Biomassa serve para identificar zonas diferentes na lavoura, como as características dos solos, data de plantio e histórico de manejos. O monitoramento da biomassa verde, ou estimativa da massa vegetal em um determinado ponto é obtido por meio de imagens de satélite com resolução temporal de 5 dias, ou seja, a cada 5 dias temos uma nova imagem para ser incluída na análise espacial dos padrões da cobertura vegetal para o monitoramento contínuo agrometeorológico. O emprego de imagens de satélite são vantajosas devido ao contínuo monitoramento com padrão definido e qualidade no detalhamento espacial bem aceitável. Também cabe destaque a grande vantagem do satélite para o monitoramento na agricultura de precisão e previsão de safras é o custo zero para aquisição pois são dados de acessos livres. Uma limitação nessa aplicação é quando o satélite passa e tem muitas nuvens o que invalida a análise onde essa nuvem ocorre, ficando uma lacuna no histórico daquela área. Porém o meteorológico desenvolveu para esta limitação uma análise estatística nesse histórico, que é modelado em ciclos fenológicos onde podemos perceber a evolução da densidade vegetal ao longo dos ciclos anuais, sem a dificuldade de interpretar um gráfico caótico com picos e lacunas de eletrocardiograma. A ferramenta de adotamos o Sentinel-2 do Copernicus ESA que é um satélite de imagem multiespectral de alta resolução (10 metros equivalente a escala 1:10.000) e ampla faixa de apoio aos estudos de monitoramento de terras, incluindo o monitoramento da vegetação, solo e cobertura de água, bem como a observação de cursos de água interiores e áreas costeiras (https://earth.esa.int/web/sentinel/user-guides/sentinel-2-msi/resolutions/spatial) .

Fontes: Dados do Sentinel-2, satélite multi-espectral, de alta resolução e ampla cobertura, que apoia estudos de Monitoramento Terrestre Copernicus- ESA da União Europeia.

Endereço

Francisco Thomas dos Santos
Florianópolis, Santa Catarina, 88066260, BR

Responsável:
Geógrafo MSc. Ecologia  Gustavo Vasconcellos Irgang

O Painel Meteorológico é uma iniciativa individual de contribuir na divulgação livre de aplicações desenvolvidas ao longo dos anos de experiências na área das geotecnologias. Autodidata em programação destaco a riqueza de informação aqui disponibilizada assim como suas limitações técnicas que estão em constante processo de evolução e atualização quando uma solução está disponível para ser incorporada ao sistema do Painel Meteorológico.


Painel Meteorológico