A CHUVA no Painel Meteorológico  representa o total de água adicionada pela precipitação na superfície terrestre. A ferramenta para monitoramento e previsão da precipitação de chuva apresenta os valores registrado para o período correspondente em mm/m² de chuva da amostra analisada em uma Coordenada: longitude: X latitude: Y clicada no mapa. 

A ferramenta do Painel Meteorológico de CHUVA pode ser usada como a unidade diária de água que necessita ser descontada da lâmina média pela irrigação para esse período apresentado Apresenta valores para os seguintes períodos em relação a data do clique: 
Previsão 16 dias; Previsão 1ª semana; Previsão 2ª semana; Previsão 24h; Previsão 48h; Previsão 72h; Acumulado 24h; Acumulado 48h; Acumulado 72h; Acumulado 3ª Semana; Acumulado 2ª Semana; Acumulado 1ª Semana; Acumulado 6 Meses; Acumulado 1 Mês; Acumulado 6 Meses; Acumulado 3 Meses; Normal ano; Diferença da Normal do último ano; Último ano; Apresenta ainda o Gráficos com as curvas do valores para Previsão de Precipitação 16 dias; Integração da Normal das Chuvas com histórico do último ano; Precipitação por dia do último ano; Normal da Precipitação Média por dia do ano; Variação da Precipitação por dia do ano de todos os anos da Normal e uma tabela com valores mensais da Normal e do Último Ano.

As diferentes fontes de dados usadas no Painel Meteorológico para previsão e para os valores consolidados acumulados em milímetros de chuva.
As previsões são estimadas pelo melhor modelo meteorológico existente de acesso livre, é a base de todos os demais modelos meteorológicos o GFS: Global Forecast System. O GFS é um modelo acoplado, composto de um modelo de atmosfera, um modelo de oceano, um modelo de terra / solo e um modelo de gelo marinho que trabalham juntos para fornecer uma imagem precisa das condições climáticas. Este apresenta, resolução espacial de 0,25 graus de arco, com uma margem de erro significativa quanto menor o valor buscado (como menores que 1 mm de chuva) e quanto mais distante no tempo. Já a precipitação de chuva consolidada acumulada é ajustada ao registrado pelas estações meteorológicas e espacializado pelo observado por imagens de satélites meteorológicos, apresentando maior precisão em relação às previsões. O acumulado de chuva é calculado usando o modelo japonês da JAXA, o Mapeamento Global por Satélites da Precipitação (GSMaP) que fornece uma taxa global de chuva por hora, com uma resolução de 0,1 x 0,1 graus. GSMaP é um produto da missão Global Precipitation Measurement (GPM), que fornece observações globais de precipitação em intervalos de três horas. Os valores são estimados usando micro-ondas passivas multibanda e radiômetros infravermelhos do satélite GPM Core Observatory e com a ajuda de uma constelação de outros satélites. Já o histórico de 30 anos de precipitação diária é utilizado o TerraClimate: Clima mensal e balanço hídrico climático para superfícies terrestres globais, da Universidade de Idaho.

Fontes: TerraClimate: Clima mensal e balanço hídrico climático para superfícies terrestres globais, Universidade de Idaho, JAXA GSMaP: Mapeamento Global por Satélites da Precipitação e GFS: Sistema de previsão global de dados de atmosfera de 384 horas 

Endereço

Francisco Thomas dos Santos
Florianópolis, Santa Catarina, 88066260, BR

Responsável:
Geógrafo MSc. Ecologia  Gustavo Vasconcellos Irgang

O Painel Meteorológico é uma iniciativa individual de contribuir na divulgação livre de aplicações desenvolvidas ao longo dos anos de experiências na área das geotecnologias. Autodidata em programação destaco a riqueza de informação aqui disponibilizada assim como suas limitações técnicas que estão em constante processo de evolução e atualização quando uma solução está disponível para ser incorporada ao sistema do Painel Meteorológico.


Painel Meteorológico