O ETo no Painel Meteorológico representa o total de água evaporado e transpirado pelas plantas e pelo solo, essa pode ser usada como a unidade diária de água que necessita ser reposta pela irrigação para esse período indicado. Esta ferramenta apresenta dados de ETo em mm/m² da amostra analisada em uma Coordenada: longitude: X latitude: Y clicada no mapa.
A evapotranspiração diária aqui no meteorológico é calculada a partir da temperatura do ar na superfície.
Utilizando o conceito de biotemperaturas de Holdridge, onde as temperaturas são ajustadas ao intervalo de 0° a 30° Celsius e essas em relação às evapotranspirações correspondentes estão a uma constante matemática de 58.93, ou seja se multiplicarmos a biotemperatura por 58,93 teremos o valor correspondente a evapotranspiração.
Porém comprovadamente essa fórmula apresenta desvios, especialmente nas zonas costeira e equatoriais, o que foi contornado pela ponderação da mesma pela humidade relativa correspondente, onde nas humidades relativas acima de 80% não se altera a escala da evapotranspiração.
As previsões são estimadas pelo melhor modelo meteorológico existente de acesso livre.
Este modelo é a base de todos os demais modelos meteorológicos o GFS: Global Forecast System. O GFS é um modelo acoplado, composto de um modelo de atmosfera, um modelo de oceano, um modelo de terra / solo e um modelo de gelo marinho que trabalham juntos para fornecer uma imagem precisa das condições climáticas. Este apresenta com uma margem de erro significativa quanto menor o valor buscado (como menores que 1 grau de variação) e quanto mais distante no tempo.
Fonte: GFS: Sistema de previsão global de dados de atmosfera de 384 horas